sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pelé ganha a mais alta condecoração Olímpica


Foi em Santos, a cidade do litoral de São Paulo que o apresentou ao mundo, que Pelé recebeu nesta quinta-feira (16) a Ordem Olímpica, mais alta condecoração do Comitê Olímpico Internacional (COI). O rei do futebol recebeu a honraria das mãos de Thomas Bach, presidente do COI, em cerimônia no Museu Pelé. Tornou-se, assim, o terceiro brasileiro a ganhar tal reconhecimento, junto de Maria Lenk e Adhemar Ferreira da Silva.

Bach destacou que o fato de não ter participado dos Jogos não reduz a importância de Pelé para o movimento Olímpico. “Tudo que foi feito por Pelé, dentro e fora do esporte, espalha os valores Olímpicos, excelência, amizade e respeito”, afirmou, brincando sobre a dificuldade que foi decidir se ele seria ou não premiado. “Essa decisão levou muitos, muitos... segundos.”

Em seu discurso, o presidente do COI curvou-se a Pelé. “Eu comecei no esporte com o futebol. Não era ruim, mas tinha só uma perna, a esquerda. Então decidi seguir na esgrima, e assim me tornei presidente do COI”, disse o alemão, medalhista de ouro nos Jogos Montreal 1976. “Hoje, agradeço por isso, ou teria virado um bom jogador e perderia a chance de homenagear um dos meus ídolos”.

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, também destacou a grandiosidade de Pelé: “Este é um momento para sempre. O homem que recebe essa honra não necessita ter sua história contada, é universalmente conhecido”.


MEU COMENTÁRIO: Eu estou muito feliz pelo Pelé e dou os parabéns para ele por te ganhado a mais alta condecoração Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário